Não troca o emprego pela II Liga, mas subir o Espinho é o sonho

Não troca o emprego pela II Liga, mas subir o Espinho é o sonho

Médio-defensivo João Pinto, irmão de Ivo Pinto, é o terceiro capitão dos vareiros e tem testemunhado o crescimento do clube. Sonho é subir à II Liga

Se há jogador que tem testemunhado o crescimento do Espinho nos últimos anos, esse atleta é João Pinto, defesa-central/médio-defensivo de 33 anos. O jogador chegou aos vareiros a meio de 2016/17, bem a tempo de ajudar na campanha que culminou com o título da I Divisão da AF Aveiro, e consequente subida ao Campeonato de Portugal. Na época passada, João Pinto viu o Espinho falhar o acesso ao play-off de subida por dois pontos e o objetivo este ano volta a ser o mesmo: tentar devolver os espinhenses aos campeonatos profissionais.

"Na época passada morremos na praia, mas este ano o propósito é o mesmo. A ambição continua no seio do plantel e vamos fazer os possíveis para irmos ao play-off", prometeu, explicando o segredo por detrás do ressurgimento dos tigres. "Esta direção trabalha com muito rigor e ponderação e acreditam que podem colocar o clube nos patamares profissionais, escalão que é condizente com a sua história", referiu.

João Pinto divide o futebol com um emprego na área da cortiça e, em caso de subida, a carreira, dividida sempre entre os distritais de Aveiro e o CdP, terá que continuar noutras paragens, já que viver do futebol não está nos planos do trinco. Por isso, João Pinto tem um sonho. "Acabar a carreira sabendo que consegui subir à II Liga seria a cereja no topo do bolo", revelou.

Natural de Lourosa, João Pinto está precisamente a disputar a subida contra o clube da terra, o Lusitânia de Lourosa, que lidera a Série B do Campeonato de Portugal. Em campo, o coração não pesa. "Encaro com respeito os rivais mas acima de tudo está o emblema que trago ao peito", sublinhou.

Apesar de não ser natural de Espinho, João Pinto deixou-se encantar pelo clube. "A minha namorada é de Espinho e nestes anos tenho ficado encantado com o clube. Nunca pensei que fosse tão grande", confidenciou.

João Pinto é irmão de Ivo Pinto, lateral-direito que representa o Norwich (Inglaterra). Apesar de Ivo ter alcançado maior projeção na carreira, isso não significa que os dois não se ajudem mutuamente. "A diferença de idades é pequena, ele tem 29 e eu tenho 33 e portanto eu dou-lhe conselhos e ele faz o mesmo", atirou.