O presidente Pinto da Costa não muda... e ainda bem!

O presidente Pinto da Costa não muda... e ainda bem!
Jorge Costa

Tópicos

JOGO DO BICHO - Será com Sérgio Conceição que o FC Porto continuará a vencer.

O orgulho que tenho em ser portista, posso dizer, desde pequenino, ganhou mais uns pontos largos, na sexta-feira.

Por iniciativa do Porto Canal, estive em direto com Vítor Baía, José Mourinho e, claro, o presidente Pinto da Costa, no dia em que fez 38 anos (!) que assumiu, em boa hora, a presidência do FC Porto. Antes de mais, foi gratificante revê-lo com uma ambição ímpar e perceber que continua a ter uma memória incrível, que lhe permite recordar histórias que nos tocam a todos.

NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS

Juntaram-se nesse programa, muito bem dirigido pelo Rui Cerqueira e pelo jovem Migas, nomes que estão para sempre ligados ao FC Porto. Nenhum de nós, no entanto, se pode comparar ao presidente, que "fez" um clube, que o renasceu, que lhe deu reconhecimento mundial e, claro, muitas vitórias. Tanto eu, como o José Mourinho e como o Vítor estivemos em épocas inesquecíveis para o clube, pela importância, impacto e mediatismo que foi conquistar em anos consecutivos a Taça UEFA e a Liga dos Campeões e o que isso mudou nas vidas de muitos dos jogadores que fizeram parte desses planteis e do próprio treinador José Mourinho).

E deu para recordar a força e a mística que tinham essas equipas, o que é bom para quem fez parte delas e revive, assim, esses momentos únicos, mas é muito bom essencialmente para as gerações mais jovens terem a noção exata do que representou para o clube essa geração de vencedores, da qual fiz parte com muito orgulho. E fico naturalmente reconhecido com as palavras que o presidente me dirigiu nesse programa e que muito me honram e que ajudam ainda mais a entender que valeram a pena todos os sacrifícios que fiz, como outros, ao longo da minha carreira, por amor a um clube ao qual dei muito, mas um clube que me deu muito mais a mim. Quando escrevi que esses dois anos mudaram a vida de muitos dos jogadores que fizeram parte desses planteis e do próprio treinador, não referi o presidente, porque a vida do presidente não mudou com essas vitórias.

Porque o presidente Pinto da Costa não muda. Mantém uma crescente ambição de vencer e um trabalho diário para o clube continuar a crescer com vitórias, aumentando assim o prestígio internacional. Os portistas têm de ser orgulhosos do seu presidente, que tem uma intuição extraordinária para tomar as decisões certas, como uma das últimas que tomou, a de contratar Sérgio Conceição, que é a pessoa certa no lugar certo. E há de ser com ele que conquistará mais vitórias, como aliás deixou bem expresso nesse programa do Porto Canal. Caro presidente, foi um prazer reencontrá-lo e, principalmente, reencontrá-lo em grande forma.

POSITIVO - Finalmente, começa a aparecer a tal luz ao fundo do túnel

Parece que, finalmente, começamos a ver a luz ao fundo do túnel e uma saída deste terrível pesadelo que tomou conta das nossas vidas. Os indicadores são bons, há equipas que, paulatinamente, estão a regressar aos trabalhos em alguns países europeus, e cresce em nós a ansiedade pelo regresso do futebol. Mas há que controlar essa ansiedade.

NEGATIVO - O drama de jogadores do Campeonato de Portugal

Lemos, durante a semana, casos de dificuldade de jogadores do Campeonato de Portugal, relatos de situações dramáticas que assolam o futebol. Infelizmente, este quadro de dificuldades é transversal a toda a sociedade portuguesa; cabe-nos a nós sermos mais solidários do que nunca, estendendo essa solidariedade muito para lá do futebol.