Portugal perde com Finlândia no último suspiro. Ida ao Euro'2022 ainda é viável

Portugal perde com Finlândia no último suspiro. Ida ao Euro'2022 ainda é viável

Golo de Sallstrom colocou as nórdicas na próxima edição da competição europeia. Portugal continua a acalenta carimbar uma presença, a segunda seguida depois do Euro17

A Seleção Nacional feminina perdeu, esta sexta-feira, por 1-0 com a Finlândia, em jogo da fase de apuramento do Campeonato da Europa 2022, e afastou-se da qualificação direta para a prova que se realizará em Inglaterra no próximo ano.

O único golo do desafio foi apontado por Sallstrom já aos 93 minutos (marcou a Portugal também na primeira volta) e valeu o apuramento imediato das nórdicas para a competição europeia de seleções, enquanto líder do Grupo E.

Portugal, apesar da derrota sofrida, ainda poderá qualificar-se pela segunda vez seguida para um Campeonato da Europa, depois da estreia no Euro2017: enquanto uma das melhores segundas classificadas da fase de qualificação ou através de play-off.

Para aceder diretamente à prova, as comandas de Francisco Neto terão que vencer a Escócia na última jornada do Grupo E, por uma diferença de... oito golos, e somar 19 pontos (tantos quantos contabilizam os melhores vice-líderes dos restantes grupos).

A tarefa lusa vislumbra-se quase impossível de concretizar, pelo que Portugal irá disputar, muito provavelmente, o acesso a uma das vagas no Europeu de 2022 num jogo com cariz eliminatório, destinado aos seis piores segundos colocados.

Portugal está no segundo lugar do do Grupo E, com 16 pontos somados, mais quatro que a terceira classificada Escócia, que já não tem quaisquer hipóteses de qualificação para o Europeu 2022.