Grimaldo ultrapassou os problemas físicos e nunca mais parou

Grimaldo ultrapassou os problemas físicos e nunca mais parou
Vítor Rodrigues

Tópicos

Lateral-esquerdo é titular das águias no campeonato há 68 jornadas consecutivas e, em Portugal, apenas um guarda-redes tem um registo superior: Cláudio Ramos soma 85 partidas.

O jogo nos Açores, no triunfo sobre o Santa Clara, foi especial para Grimaldo porque, resumidamente, significou que há dois anos o lateral-esquerdo não falha uma jornada do campeonato, sendo este um registo de longevidade na I Liga que (quase) não tem rival. São já 68 rondas seguidas com o espanhol a entrar de início, numa sequência que não é igualada ou superada por outro jogador de campo em Portugal. Aliás, apenas um guarda-redes, Cláudio Ramos (Tondela), apresenta números ainda mais impressionantes, com 85 jornadas consecutivas no onze da sua equipa.

Neste momento, e olhando apenas para o plantel encarnado, Grimaldo tem como único concorrente o guardião Vlachodimos, que atua no campeonato há 45 jogos seguidos, somando os atuais 11 às 34 jornadas da última temporada. O registo não se estende porque, ainda pelo Panathinaikos, falhou a última ronda antes de rumar ao plantel benfiquista.

Com o atual desempenho de longevidade, Grimaldo atirou para trás das costas os problemas físicos que apresentou nos primeiros passos dados ao serviço dos encarnados. Aliás, o defesa de 24 anos contratado ao Barcelona teve mesmo de ser operado em janeiro de 2017 à parede abdominal, tendo voltado em abril aos relvados e falhado apenas a última jornada por poupança.

No início de 2017/18, o camisola 3 arrancou apenas à sexta jornada devido a lesão e falhou ainda a ronda 11, precisamente a última desde então. Foi a 5 de novembro, na deslocação a Guimarães, tendo Eliseu sido o titular naquele que foi o seu último desafio com a camisola das águias. A 26 desse mês, ante o V. Setúbal, Grimaldo arrancou a maratona.