Como o Boavista só Liverpool, Juventus e outros quatro

Como o Boavista só Liverpool, Juventus e outros quatro
Ana Luísa Magalhães

Tópicos

O Famalicão, que caiu no Dragão, era a outra equipa da I Liga que ainda não tinha perdido.

O desaire do Famalicão em casa do FC Porto, no domingo à noite, deixou o Boavista como a única equipa sem derrotas no campeonato. Nos dez primeiros campeonatos do ranking da UEFA, só outros seis emblemas podem dizer o mesmo (ver abaixo).

Os axadrezados ocupam o sexto lugar da tabela, com 12 pontos - os mesmos que V. Guimarães e Tondela - mas a verdade é que também só venceram em duas ocasiões, a última das quais a 30 de agosto, em casa do Belenenses (1-0). O Aves, na primeira jornada, foi a outra vítima da pantera (2-1), que de resto só contabiliza empates, diante de V. Guimarães, Sporting, Gil Vicente, Tondela e Moreirense. Esta dicotomia tem deixado um sabor agridoce no Bessa, mas é certo que Lito Vidigal valoriza este estatuto de invencibilidade, como sublinhou na antevisão do último encontro.

De volta ao clube europeu dos invictos, onde também está o Shakhtar Donetsk, treinado por Luís Castro, verifica-se que, além do Boavista, só o Wolfsburgo, da liga alemã, não lidera a respetiva tabela. Liverpool, Juventus, Brugge e Ajax completam o grupo.

No que apenas aos axadrezados diz respeito, é a quarta vez que a equipa chega sem derrotas à oitava jornada e pode-se dizer que tal registo é um bom prenúncio. Na primeira e segunda ocasiões, em 1975/76 e 1998/98, o Boavista foi vice-campeão. Em 2003/04, terminou no oitavo lugar. Por outro lado, se somarmos os jogos referentes à época passada, já lá vão 12 jornadas sempre a somar pontos - a última derrota foi em abril, em casa do Tondela.