Clássico, jogo grande em Guimarães e estreias: a I Liga está de volta

Clássico, jogo grande em Guimarães e estreias: a I Liga está de volta

Confira os grandes destaques da jornada 15, que marca o regresso da I Liga.

O clássico entre Sporting e FC Porto abrilhanta a entrada da I Liga de futebol em 2020, com os dragões a terem um teste duro na candidatura ao título e quando estão a quatro pontos da liderança. Na 15.ª jornada, a equipa de Sérgio Conceição entra no domingo no Estádio José Alvalade (17:30), já depois de o campeão Benfica defrontar no sábado fora o Vitória de Guimarães (5.º classificado), a partir das 20:30.

Para as contas do campeonato, o resultado entre FC Porto e Sporting anda de braço dado com aquilo que o Benfica fizer em Guimarães, numa época em que os encarnados seguem 100 por cento vitoriosos nos jogos da I Liga fora, com seis triunfos.

Em Guimarães, Bruno Lage tem o plantel cada vez mais próximo da máxima força, com o regresso aos treinos, no primeiro dia do ano, na quarta-feira perante 22 mil espetadores na Luz, de André Almeida e de Rafa Silva, recuperados de lesão.

A última vez que o Benfica perdeu pontos em Guimarães foi em 2014/15, mas com um empate que foi suficiente para garantir então o título de campeão.

No domingo, em Alvalade, o FC Porto terá maior pressão, com a equipa a procurar diminuir ou, pelo menos, manter a distância para as águias, mas num jogo em que a história recente não está do lado dos azuis e brancos.

Com a primeira volta ainda por completar, o Sporting já está a 13 pontos do Benfica, e é o FC Porto que parece ter mais a perder, num campo onde não vence desde 2008, com seis triunfos dos leões e oito empates em 14 jogos.

Para o clássico, Silas poderá contar com Bolasie, despenalizado de castigo, e com o reforço sub-23 Pedro Mendes, enquanto que do lado portista o plantel deverá estar na máxima força, sem castigados ou lesionados.

A jornada que marca o regresso da Liga, em paragem competitiva há mais de duas semanas, terá a estreia de três treinadores: Rúben Amorim no Braga, Ricardo Soares no Moreirense e Daniel Ramos no Boavista.

O Braga, que rescindiu com Sá Pinto, está nos 16 avos de final da Liga Europa e na final four da Taça da Liga, mas na I Liga a equipa segue no oitavo lugar, e nos dois últimos jogos perdeu com as equipas de fundo de tabela, Aves e Paços de Ferreira.

Os bracarenses iniciam o ano em jogo no sábado no Jamor (18:00), frente ao Belenenses SAD (14.º), emblema que também não vence há dois jogos, mas um dos quais um empate em casa com o FC Porto e o outro fora com o Moreirense.

No Boavista (9.º), que recebe no sábado o Portimonense (16.º), Daniel Ramos substitui Lito Vidigal, num momento em que a equipa axadrezada tem quatro derrotas nos últimos seis jogos, embora os algarvios só tenham vencido fora à segunda jornada.

A outra estreia será a de Ricardo Soares no Moreirense, após a saída de Vítor Campelos, com a equipa de Moreira de Cónegos a visitar no domingo o 17.º e penúltimo classificado, o Paços de Ferreira (15:00).

Ainda nesta 15.ª ronda, o 'promovido' Famalicão (4.º) recebe no domingo o Vitória de Setúbal (7.º), num momento em que os famalicenses -- que chegaram a liderar o campeonato -, cumprem a sua pior série (dois empates e três derrotas) e não vencem há dois meses.

Programa da 15.ª jornada:

- Sábado, 4 jan:

Aves -- Santa Clara, 15:30.

Boavista -- Portimonense, 15:30.

Belenenses -- Braga, 18:00.

Vitória de Guimarães -- Benfica, 20:30.

- Domingo, 05 jan:

Paços de Ferreira -- Moreirense, 15:00.

Tondela -- Gil Vicente, 15:00.

Rio Ave -- Marítimo, 15:00.

Sporting -- FC Porto, 17:30.

Famalicão -- Vitória de Setúbal, 20:00.