Mancini: da palestra antes da final do Euro'2020 à "previsão" do próximo Mundial

Mancini: da palestra antes da final do Euro'2020 à "previsão" do próximo Mundial

Percurso da conquista italiana na competição europeia de seleções ficou agora eternizado num documentário produzido pelo canal transalpino RAI

A (gloriosa) campanha da Itália no Campeonato da Europa, que culminou com a conquista do troféu, deu origem a um documentário intitulado "Sonho Azzurri". Entre os vários momentos da produção, realça-se o discurso, tão sintético como motivador, de Mancini horas antes da subida ao relvado de Wembley para defrontar, no desafio de maior magnitude, a finalista Inglaterra.

"A formação deles não muda absolutamente nada no que nos diz respeito. Estamos aqui para jogar o nosso jogo. Não preciso de vos dizer nada, vocês sabem quem são. Não é um acaso que estejamos aqui. Estamos no controlo do nosso próprio destino. Nem o árbitro, nem o adversário, nem ninguém. Sabem o que precisam de fazer. Vocês são uma equipa forte", disse o selecionador

Para aceder à final do Euro'2020, a Itália teve um duro osso de roer na meia-final, ante a Espanha, tendo necessitado de recorrer aos penáltis para eliminar a 'Roja'. Mancini estava, pelo que mostra o documentário, consciente disso e até previu, dada a qualidade espanhola, que o Mundial de 2022 será disputado, sobretudo, entre ambos. Num discurso totalmente diferente, pediu paciência, espírito de sacrifício e união.

"Nem sempre se pode ganhar controlando um jogo. É o que gostaríamos, mas há também os adversários. Se for preciso, esperem. Deixe-os jogar. Mantenham a calma. Espanha tem um grande plantel. No Campeonato do Mundo, vai ser entre nós, eles e talvez outra equipa. Eles têm muito bons jogadores. Não será fácil, teremos de sofrer até ao fim mas, como sempre, tentaremos fazê-lo juntos", afirmou o selecionador.