As baixas de Fernando Santos para as decisões finais com um setor em foco

As baixas de Fernando Santos para as decisões finais com um setor em foco

Portugal vai defrontar Lituânia e Luxemburgo no fecho da qualificação para o Europeu.

O selecionador Fernando Santos anuncia na quinta-feira os convocados para os últimos dois jogos de Portugal na fase de qualificação para o Euro2020 de futebol, numa lista em que são esperadas algumas baixas, sobretudo a meio-campo.

Obrigada a vencer a Lituânia, no Algarve, a 14 de novembro, e no Luxemburgo, a 17, para assegurar o segundo lugar do Grupo B e o apuramento direto para o próximo Europeu, a seleção nacional não vai poder contar com William Carvalho, um dos mais utilizados de Fernando Santos, que continua a recuperar de lesão. Até outubro, o jogador do Bétis era totalista absoluto na campanha de Portugal nesta fase de qualificação, mas uma lesão acabou por afastar o médio dos confrontos com Luxemburgo (3-0) e Ucrânia (2-1) e o mesmo deverá agora acontecer nas duas últimas jornadas do grupo.

Há um mês, Fernando Santos optou por chamar André Gomes para ocupar o lugar deixado vago por William, mas o jogador do Everton sofreu uma lesão muito grave no último fim de semana e é baixa certa nos próximos tempos na seleção nacional.

Com Renato Sanches também a recuperar de problemas físicos no Lille, é esperado que Fernando Santos possa chamar um nome inesperado para resolver os problemas a meio-campo, mas as dores de cabeça do selecionador português não ficam por aí.

Na frente, João Félix está a recuperar de lesão no Atlético Madrid e também poderá falhar os dois jogos determinantes de Portugal no Grupo B. Ausência certa é ainda o extremo benfiquista Rafa, que já tinha sido excluído por lesão dos últimos jogos.

Em caso de triunfo sobre Lituânia e Luxemburgo, Portugal garante logo o apuramento direto para o Euro2020, mas poderá fazer a festa mais cedo, no Algarve, se bater os lituanos e se a Sérvia, no mesmo dia, não conseguir ganhar na receção aos luxemburgueses.

A Ucrânia, que já garantiu o primeiro lugar do Grupo B, soma 19 pontos, seguido de Portugal, com 11, da Sérvia, com 10, do Luxemburgo, com quatro, e da Lituânia, que tem apenas um.

A conferência de imprensa de divulgação dos convocados está agendada para as 12:30 de quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras.