Sub-17: Seleção feminina entra a vencer no apuramento para o Europeu

Sub-17: Seleção feminina entra a vencer no apuramento para o Europeu

Portugal venceu Israel, por 4-1, no arranque da caminhada rumo à fase final do Europeu do próximo ano, na Suécia. A equipa orientada por Carlos Sacadura volta a entrar em campo, na sexta-feira, de novo na Madeira, frente à Letónia.

A seleção portuguesa feminina de sub-17 venceu, esta terça-feira, Israel, por 4-1, na Madeira, em encontro da primeira jornada do grupo 11 da primeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2020 na Suécia.

O triunfo seguro na Camacha foi conseguido com um autogolo de Sirota, aos 29 minutos, e golos de Maria Negrão (38), Vitória Almeida (84) e Alícia Correia (90+4), e deixa a equipa mais próxima de garantir o acesso à ronda de elite.

Portugal controlou a partida desde cedo, embora com algumas dificuldades na criação de oportunidades, a maioria das quais através de lances de bola parada.

Após um aviso de Ana Assucena, aos 13 minutos, após um canto, o golo surgiu aos 29, na sequência de um livre, em que a defesa Sirota acabou por desviar para a própria baliza.

As portuguesas ganharam confiança ao chegarem à vantagem, tendo enviado a bola à barra por Maria Miller, à passagem do minuto 35, antes de a capitã Maria Negrão apontar o segundo golo, aos 38, numa bela jogada individual construída no lado direito e concluída com um remate de pé esquerdo.

A seleção israelita mexeu ao intervalo para tentar mudar o resultado e colheu frutos aos 56 minutos: chegou ao golo no primeiro remate na partida, por Almasri, que aproveitou um erro de Joana Prazeres.

Em contraste com a eficácia adversária, Portugal seguia a desperdiçar ocasiões claras, com destaque para mais uma bola no ferro, desta feita por Ana Assucena, aos 57 minutos.

A avançada Vitória Almeida foi uma das jogadoras lançadas na segunda parte e conseguiu dilatar a vantagem portuguesa aos 84 minutos. Fez um chapéu à guarda-redes e finalizou o lance com a baliza vazia.

No quarto e último minuto de compensação, Portugal chegou ao 4-1 final, num arranque da lateral Alícia Correia pelo lado esquerdo, com um remate forte que acertou na barra antes de entrar.

O próximo encontro de Portugal é na sexta-feira, diante da Letónia, no Estádio da Madeira, pelas 15:00.

Portugal, 4
Israel, 1

Jogo no Complexo Desportivo da Camacha
Árbitro: Tanja Racic (Bósnia-Herzegovina)
Ao intervalo: 0-2
ISRAEL: Tureski; Rubinstein (Katz, 76), Schessler, Sirota e Elhadad; Almasri, Shalom e Biton (Sommer, 46); Kepler (Rahat, 72), Arazi e Horvitz (Sirota, 76)
Suplentes: Yosef, Maimon, Parnafes, Katz, Sirota, Rahat, Nagar, Sommer e Bengal
Treinador: Ami Nimni
PORTUGAL: Adriana Rocha; Ana Assucena, Joana Prazeres, Maria Miller e Alícia Correia; Leonor Alves (Carolina Almeida, 78), Joana Caiado (Joana Dantas, 90+1) e Maria Negrão; Maria Alagoa (Beatriz Nogueira, 90+1), Maria Leonor (Inês Oliveira, 58) e Érica Ventura (Vitória Almeida, 58)
Suplentes: Ana Oliveira, Cláudia Mendinhas, Joana Ferreira, Inês Oliveira, Carolina Almeida, Joana Dantas, Eduarda Silva, Beatriz Nogueira e Vitória Almeida
Treinador: Carlos Sacadura
Golos: Sirota (29 minutos, p.b.), Maria Negrão (38), Almasri (56), Vitória Almeida (84), Alícia Correia (90+4)
Ação disciplinar: cartão amarelo para Almasri (27), Horvitz (61) e Maria Miller (63)