Conjunto de americanas domina nomeação para atleta mundial do ano

Conjunto de americanas domina nomeação para atleta mundial do ano
Redação com Lusa

Tópicos

Sete em dez nomeadas são naturais do continente americano. Pichardo integra a lista masculina. Votação será feita por um painel triplo e o vencedor em dezembro

As atletas das Américas, com sete nomeações em dez, dominam a lista de nomes para a eleição da atleta mundial do ano da World Athletics, que divulgou, esta sexta-feira, a sua escolha para o setor feminino.

Na passada quinta-feira, tinha sido revelada a lista masculina, que integra o português Pedro Pichardo, campeão olímpico do triplo salto em Tóquio2020, além de vencedor da Liga Diamante e campeão europeu de pista coberta.

Tanto os dez atletas do setor masculino como os do setor feminino foram campeões olímpicos este verão, no Japão.

Na lista agora conhecida, há três atletas dos Estados Unidos (Valarie Allman, disco; Sydney McLaughlin, 400 metros barreiras; Athing Mu, 800 e 4x400 metros), uma venezuelana (Yulimar Rojas, triplo), uma porto-riquenha (Jasmine Camacho-Quinn, 100 metros barreiras), uma bahamiana (Shaunae Miller-Uibo, 400 metros) e uma jamaicana (Elaine Thompson-Herah, 100, 200 e 4x100 metros).

Completam a lista a holandesa Sifan Hassan (5.000, 10.000), a russa Maria Lasitskene (salto em altura) e a queniana Faith Kipyegon (1.500 metros).

Entre os homens, estão, além de Pichardo, os noruegueses Karsten Warholm (400 metros barreiras) e Jakob Ingebrigtsen (1.500 metros), o norte-americano Ryan Crouser (lançamento do peso), o queniano Eliud Kipchoge (maratona) e o ugandês Joshua Cheptegei (5.000 metros).

A lista completa-se com os suecos Armand Duplantis (salto com vara) e Daniel Stahl (lançamento do disco), o grego Miltiadis Tentoglou (salto em comprimento) e o canadiano Damian Warner (decatlo).

Agora, a votação será feita através de um painel triplo, com segmentos do Conselho da World Athletics (50% da ponderação), de elementos da 'família World Athletics' (25%) e do público em geral (25%), que é chamado a pronunciar-se via online.

A votação do público será feita no Facebook e Instagram, através de 'likes', e no Tweeter, através de 'retweets', com o processo a decorrer até 06 de novembro.

Os cinco finalistas serão anunciados oportunamente e, posteriormente, será divulgado o vencedor, em dezembro, na gala anual da World Athletics.