Portugueses extraordinários - 4º lugar: Auriol Dongmo, uma pioneira no peso

Portugueses extraordinários - 4º lugar: Auriol Dongmo, uma pioneira no peso
Augusto Ferro

Tópicos

O JOGO selecionou 12 atletas e equipas como autores das maiores proezas do ano e os leitores votaram nas suas preferidas em www.ojogo.pt. Auriol Dongmo, a atleta do Sporting conquistou o quarto posto com 7,7 por cento dos votos.

O atletismo português já festejou medalhas olímpicas no fundo, velocidade e saltos; falta tal distinção nos lançamentos, mas existe agora uma candidata: Auriol Dongmo, a atleta do Sporting que fecha este ano como a melhor lançadora mundial do peso, com 19,53 metros.


De origem camaronesa, Auriol optou por se mudar para Portugal em 2017, por razões desportivas e opção religiosa. Fervorosa devota de Nossa Senhora de Fátima, abordou o Sporting, mostrando interesse em representar o clube. Depois de assinar radicou-se em Leiria, onde passou a treinar com Paulo Reis, o responsável técnico nacional do setor de lançamentos.

A evolução em terras lusas foi notável. Ela que já era a melhor africana - com dois títulos continentais, vitórias nos Jogos Africanos, da Francofonia e da Solidariedade Islâmica -, melhorou o recorde pessoal de 18,37 metros para os referidos 19,53m, catapultando-se para o topo mundial.

Apesar da evolução, 2020 foi um ano de contrastes: tendo ganho 16 das 17 competições que fez, não lutou por uma medalha no Europeu, que foi adiado. Mas a compensação foi mais forte. Portuguesa desde outubro do ano passado, só foi autorizada pela World Athletics a competir pelo novo país a partir do dia 26 de julho deste ano. O adiamento dos Jogos garante-lhe a ida a Tóquio com novas cores, depois de ter sido 12.ª no Rio"16, pelos Camarões.

Como o calendário não pára, dentro de três meses, no Europeu de pista coberta, terá a oportunidade de trazer a primeira medalha para Leiria. Sobre Auriol, que tem 30 anos e 1,87 metros, o treinador refere que "é do melhor que conheci como ser humano". "Para treinar e competir, liga outro botão e já é um animal", acrescenta Paulo Reis, que lhe destaca outra qualidade: "Tem vontade de superação na abordagem das competições e confiança nela própria".

>> Atletismo
Auriol Dongmo
Sporting
30 anos | Ngaoundéré (Camarões)

>Feitos em 2020
Melhor marca mundial do ano no lançamento do peso (19,53m) e 16 vitórias em 17 competições
> Ambição para 2021
Medalhas nos Jogos de Tóquio e no Europeu de pista coberta