Kalle Rovanpera é o vencedor do 55.º Rali de Portugal

Kalle Rovanpera é o vencedor do 55.º Rali de Portugal
Redação

Tópicos

Terminou este domingo mais uma edição da prova portuguesa do Mundial de Ralis.

Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris) venceu este domingo o 55.º Rali de Portugal, após a segunda passagem por Fafe, tornando-se o mais novo de sempre a vencer a prova portuguesa.

O finlandês, que assumira a liderança de véspera à passagem por Amarante 2, terminou com 15,2 segundos de vantagem sobre o companheiro Elfyn Evans. Dani Sordo (Hyundai i20 N) fechou o pódio, o sexto consecutivo do espanhol em Portugal, depois de destronar o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris) na powerstage).

Cumprindo-se a tradição de não haver um vencedor repetido desde que o rali regressou ao Norte (2015), Rovanpera sai de Portugal com oito especiais conquistadas e o máximo de pontos possível (25 pelo triunfo e cinco por ter ganho a power stage), passando a somar 106, mais 46 que Thierry Neuville (Hyundai i20 N). A Toyota passa a somar 175 pontos, bem mais adiantada que a Hyundai (116).

Esta temporada, o jovem prodígio de 21 anos leva três triunfos consecutivos, depois de ter ganho também na Suécia e na Croácia.

"Para ser honesto, começar em primeiro e lutar pela vitória assim é muito bom. Muito obrigada ao Jonne [Halttunen] e à equipa", disse Rovanpera, referindo-se ao facto de ter aberto a estrada na sexta-feira, nas difíceis classificativas do Centro.