Motociclismo de luto: primo de Maverick Viñales é a terceira morte de 2021

Motociclismo de luto: primo de Maverick Viñales é a terceira morte de 2021

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Lusa

Tópicos

A morte de Viñales é a sexta no circuito de Jerez de la Frontera desde a sua inauguração, em 1985.

O espanhol Dean Berta Viñales, primo do piloto Maverick Viñales do Mundial de MotoGP, é a terceira vítima mortal só este ano em corridas de velocidade em motociclismo.

O piloto espanhol, de 15 anos, faleceu este sábado após um acidente durante a prova de Supersport300 disputada no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, numa categoria em que também milita o português Miguel Santiago (Yamaha).

Este está a ser um ano particularmente nefasto para as duas rodas, pois já em julho tinha falecido o piloto espanhol Hugo Milan, de 14 anos, numa prova da European Talent Cup, em Aragão, Espanha.

Dois meses antes, em maio, o piloto suíço de ascendência portuguesa Jason Dupasquier perdeu a vida numa prova de Moto3 do Mundial de Velocidade em motociclismo, em Mugello, Itália.

Dupasquier, filho de mãe portuguesa, tinha 19 anos e não resistiu aos ferimentos sofridos pelo embate de um adversário após ter caído durante a sessão de qualificação do GP de Itália.

A morte de Viñales, hoje, é a sexta no circuito de Jerez de la Frontera desde a sua inauguração, em 1985.

O primeiro acidente mortal que ali aconteceu vitimou o espanhol Javier Moreno, de 21 anos, em 1990, numa prova do campeonato da Andaluzia.

Em 1993, morreu o japonês Noboyuki Wakai, de 25 anos, numa prova do Campeonato do Mundo de velocidade.

Em 2019, a vítima foi um piloto espanhol de 14 anos, Marcos Garrido, numa prova do campeonato de Supersport 300 da Andaluzia.

Em 2020, o ex-piloto espanhol Ismael Bonilla, de 41 anos, morreu durante uma sessão de treinos privados.

Já em maio deste ano, ainda no circuito de Jerez, numa outra sessão privada de testes, morreu um piloto amador, de 43 anos.

O WSBK, o campeonato do mundo de Superbikes, que inclui a categoria de Supersport 300, prestou um tributo a Dean Berta Viñales, com reações de diversos pilotos e fãs.