Piloto português de 15 anos brilha nas pistas de Espanha

Piloto português de 15 anos brilha nas pistas de Espanha

Kiko Maria, campeão nacional de motociclismo Prémoto 3, foi quarto na última corrida do ESBK 2019, no circuito de Jerez de La Frontera

O jovem motociclista português Francisco (Kiko) Maria obteve hoje, em Jerez de la Frontera, a sua melhor classificação no campeonato espanhol de velocidade, categoria de PréMoto 3, em que este ano participou pela segunda vez.

O recém-consagrado campeão nacional da categoria terminou em quarto lugarm na nona e derradeira corrida da temporada, a 41,335s do vencedor, o espanhol Marco Morelli Chincolla, um lugar acima relativamente à sua colocação na grelha de partida, depois de ter sido o quinto mais rápido nas qualificações.

O piloto português, de 15 anos de idade, somou 13 pontos e, nas contas finais do campeonato, subiu do sétimo ao sexto posto da tabela classificativa, fechando o ano com 74 pontos, conseguidos em oito corridas.

Ao longo das 13 voltas da prova, disputada no circuito de Jerez Ángel Nieto, o jovem piloto do Moto Action Team manteve uma disputa acesa pela quarta posição com o espanhol Hector Yebra Perez, autor do 4.º melhor tempo dos treinos e 6.º na classificação à partida para a jornada de encerramento do campeonato, agora denominado ESBK - Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike.

"Foi uma corrida muito exigente, praticamente sempre a fundo, em que tive de dar tudo o que tanto eu como a moto tínhamos para dar. Mas ainda bem... É assim que estou a evoluir", afirmou, em declarações difundidas pela sua assessoria de imprensa.

Segundo a mesma nota, Kiko Maria resume: "Só desta forma foi possível chegar ao quarto lugar e manter um desempenho altíssimo durante praticamente toda a corrida. Estou contente, naturalmente, pois estivemos a um nível competitivo elevado e conseguimos uma posição final que, apesar de não ser ainda aquilo que eu e a equipa gostaríamos, é um bom sexto lugar. Na época passada, fui 13.º, com 25 pontos, e a sensação que hoje tenho é que demos passos enormes e estamos cada vez mais perto de poder ombrear com os melhores valores do campeonato espanhol, que andam cá há muito mais tempo do que eu".