Jogos Olímpicos acabaram há dois meses e ainda há quem não tenha chegado a casa

Jogos Olímpicos acabaram há dois meses e ainda há quem não tenha chegado a casa
Redação com Lusa

Seis atletas de Tonga ainda retidos na Nova Zelândia.

Os seis atletas de Tonga que participaram nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, que terminaram em 8 de agosto, ainda não conseguiram voltar àquele arquipélago polinésio, encontrando-se retidos na Nova Zelândia devido às restrições causadas pela covid-19.

Segundo reportou o portal de notícias neozelandês "Stuff", os seis atletas, entre outros membros da comitiva, voaram para a Nova Zelândia após os Jogos e cumpriram uma quarentena de 14 dias, mas o voo de repatriação, marcado para 25 de agosto, foi suspenso, como todos os outros, devido à entrada em novo período de confinamento.

Os vários atletas ficaram, então, à mercê das condições que conseguiram encontrar na Nova Zelândia, aguardando novo voo de Auckland para Tonga, marcado para 20 de outubro.

O arquipélago não registou qualquer caso de covid-19 devido a uma política restrita de entrada no país. Os atletas "estão de bom humor, apesar da situação", explicou o chefe de Missão, Amanaki Fakakovikaetau.

Amigos, familiares e outros membros de comunidades de Tonga em cidades neozelandesas, de Auckland a Queenstown, têm ajudado com comida, roupa e saldo para o telemóvel, entre outras ajudas, providenciadas ao sexteto.

Os quatro atletas paralímpicos apurados já não voaram para a capital japonesa devido à suspensão de voos, com várias ilhas do Pacífico afetadas pela situação.