The Times: Governo japonês decidiu cancelar a realização dos Jogos Olímpicos

The Times: Governo japonês decidiu cancelar a realização dos Jogos Olímpicos
Redação

Decisão surge um dia depois de o Comité Olímpico Internacional ter garantido que o evento teria lugar.

O governo japonês decidiu, em reunião interna, que os Jogos Olímpicos de Tóquio terão de ser cancelados devido à pandemia, noticiou o "The Times", citando um membro da coligação governamental.

Os japoneses tencionam agora candidatar-se à edição de 2032, a próxima disponível, pois a de 2024 será em Paris e a de 2028 em Los Angeles.

Embora não muito afetado pela pandemia, o Japão registou um aumento de casos nas últimas semanas e fechou as fronteiras, declarando o estado de emergência em Tóquio e nas restantes grandes cidades.

Cerca de 80% dos japoneses não querem receber os Jogos, que estão marcados entre 23 de julho e 8 de agosto, segundo uma recente sondagem, por medo que a entrada dos atletas possa aumentar os casos positivos do país.

O governo japonês estará a estudar uma forma de anunciar o cancelamento sem fechar as portas a uma futura edição, relata o "The Times".

"Ninguém quer ser o primeiro a dizê-lo, mas existe um consenso de que seria muito difícil e pessoalmente não acredito que se façam", disse ao "The Times" uma fonte governamental.

O Comité Organizador dos Jogos não respondeu a questões, mas a reunião do governo japonês irá contrariar as palavras de Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, que ontem garantia a edição deste ano.

"Não há qualquer razão, neste momento, que me leve a pensar que os Jogos Olímpicos não arrancarão a 23 de julho, no Estádio Olímpico de Tóquio", disse Bach numa entrevista ao "Kyodo News".

.