José Manuel RibeiroExclusivoOtávio e as criaturas da intensidadeEm 2017/18, fez dois jogos completos e quatro acima dos 70 minutos. Em 2021/22, 21 completos e só sete abaixo dos 70 minutos. A medida do que Vitinha, Fábio e João Mário têm para crescer.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroA guerra que Pinto da Costa adora perderO FC Porto do século XXI ganha ainda mais do que nos últimos 22 anos do século XX. Mas só nos estádios e pavilhões. Fora deles continua a ser uma presa demasiado fácil.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroEm Portugal, todos apitam pior do que os árbitrosTEORIAS DO CAOS - Uma opinião de José Manuel Ribeiro
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO prémio do Gil: vai e faz milagresComo recompensa pela época luminosa, a UEFA enche-lhe a mochila de pedras. Nem para os grandes as pré-eliminatórias são um problema descodificado
ExclusivoJosé Manuel RibeiroRessentimento contra o alvo erradoO balneário do FC Porto embrulhou uma mão cheia de agressores benfiquistas e sportinguistas e chamou-lhes Benfica. É exatamente a mesma falácia de que o gangue perseguidor faz vida.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroRetrato real da LigaFazer balanços do campeonato pelos olhos de apenas três clubes (e dos vendedores de indignações) é sempre sabotar a realidade.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO melhor Sporting em sessenta anosJOGO FINAL - Uma opinião de José Manuel Ribeiro
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO combate ao combate à violênciaInsultos aos jogadores que os clubes se recusam a dissuadir, relacionamentos entre Direções que só podem acabar mal e uma Imprensa que persiste em arrancar o pior dos cidadãos. Quem combate o quê?
ExclusivoJosé Manuel RibeiroZaidu: a casta inferior de futebolistasZaidu ofende a sensibilidade estética da aristocracia futebolística. É a plebe dos dois pés esquerdos (direitos, no caso dele) a meter o nariz em assuntos da nobreza. Como se tolera semelhante heresia?
ExclusivoJosé Manuel RibeiroOs campeonatos é que pedem a SuperligaTEORIAS DO CAOS - Uma opinião de José Manuel Ribeiro
ExclusivoJosé Manuel RibeiroA Luz apagada que não pára de acenderO mito das "remontadas" do Real Madrid eterniza-se sempre que se contam as façanhas do "espiritu de Juanito". E o mito do FC Porto irredutível na Luz tem a mesma sorte, graças à visão sábia de Vieira
ExclusivoJosé Manuel RibeiroSe não querem a paz, é melhor assumirOu a paz ou o conflito. Pedir foguetes quando Rui Costa recusa a tribuna a Pinto da Costa é exatamente o mesmo que pedir mísseis. Já vai sendo tempo de perceber que são os adeptos quem decide.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroComo o FC Porto protegeu Hugo MiguelO melhor que aconteceu ao árbitro no Braga-FC Porto foram as reações portistas no relvado. Até isso ajuda na superproteção que rouba aos árbitros a autoconsciência
ExclusivoJosé Manuel RibeiroCalma: um alemão não faz o IV ReichMenos de 24 horas depois de oficializado Schmidt, já havia gente a escrever que os portugueses são os melhores do mundo.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroPaulo Sérgio sacrificado pela estupidez alheiaInquérito do Conselho de Disciplina põe as caixas de comentários da internet e o pior das televisões à frente da dignidade de um treinador
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO poeta do FC Porto não é um fingidorA verdade destes quase cinco anos de Sérgio Conceição nos clássicos foi sempre a de ontem: o "racional" treinador do FC Porto incapaz de recuar; os adversários "positivos" incapazes de não o fazer.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO perigo da Youth League para o BenficaRui Costa deve olhar para o exemplo do FC Porto com a sua geração vencedora. Sérgio Conceição não "apostou" em formação nenhuma. Avançou quando teve certezas.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroQuarenta anos de muitos "disto" TEORIAS DO CAOS - Opinião de José Manuel Ribeiro
José Manuel RibeiroConceição, Amorim e o escaravelhoHá um tipo de adepto licenciado, engravatado, de boas maneiras à mesa e coluna num jornal, que interessa tanto ao futebol como o mais reles dos hooligans.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroFísico e intensidade, essas aberraçõesA contratação do treinador Roger Schmidt é apenas o Benfica a juntar-se a um clube que o tem atormentado, pelo menos, desde 2017.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroVitinha já precisa de um pseudónimoJOGO FINAL - Uma opinião de José Manuel Ribeiro
José Manuel RibeiroFantasmas dos Mundiais passadosO sorteio do campeonato do Mundo dá a Portugal a oportunidade de retificar as edições de 2002 e 2018. O Brasil à espreita eleva o grau de dificuldade para o máximo
ExclusivoJosé Manuel RibeiroVão sendo horas de tomar um SchmidtA Seleção com a Alemanha, o FC Porto com o Liverpool, o Benfica com o Bayern: quantas goleadas, eliminações e Champions serão precisas para se reparar nos alemães?
ExclusivoJosé Manuel RibeiroA Seleção numa gingada de pedraPortugal não tem uma escola de futebol em comum: tem jogadores baixinhos. Mas também uma abundância cada vez maior de descendentes africanos que são bons e obrigam a conciliar ideias.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroUm Mundial que vale a pena quererÀ margem da ansiedade do Portugal-Macedónia de amanhã, o facto é que o Catar"2022 tem tudo para não ser um festival de futebol que compense os transtornos a que obriga.