Ecos sem vírus: de Tokyo"202One a Overmars

Ecos sem vírus: de Tokyo"202One a Overmars
Manuel Queiroz

Tópicos

A opinião de Manuel Queiroz.

Tokyo"202One

Não sei quem se lembrou deste nome, agora que os Jogos Olímpicos foram atrasados para o próximo ano, mas é uma boa ideia de marketing, pelo menos. Mas segundo os organizadores, os 12 mil milhões de euros que eram o orçamento para este ano passam a perto de 17 para o próximo, por todos os contratos que é preciso renegociar. O Comité Olímpico Japonês acha que os patrocinadores podem pagar um pouco mais, mas no atual momento económico mundial não será fácil convencê-los.

Overmars forte

Marc Overmars é hoje o diretor desportivo do Ajax de Amesterdão e não tem dúvidas: "Para mim, o campeonato está morto, a vida é mais importante." O antigo extremo pensa que "a Uefa pressionou as federações encorajando-as a recomeçar a todo o custo, mas os clubes [neerlandeses] não dependem só do dinheiro da TV". O Ajax está de momento à frente do campeonato, mas com os mesmos pontos do AZ.

NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS

Cuomo vs Cuomo

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, entrevistou ontem o irmão em direto, na habitual conferência de Imprensa em que diariamente fala dos números da covid-19 e dos problemas que enfrenta (Nova Iorque está a caminho de ser o maior centro de infetados). Ou seja, desta vez foi ao contrário, deu-se o inusitado de, em vez de ser o jornalista a fazer as perguntas, ser o político a entrevistar o jornalista, que está isolado numa cave da sua casa por estar infetado com o vírus. Mas em boa forma e de bom humor, tanto quanto pareceu.

Frase do dia

"A Europa agora precisa de um milagre. As grandes mudanças acontecem inevitavelmente em torno das grandes experiências coletivas como as guerras e as pandemias. Essa emergência, ao fim e ao cabo, põe fim aos vínculos da vida de todos os dias, abrindo espaço para novas formas e pensamentos" - Gert Mak, jornalista e ensaísta, autor de "Na Europa", escreveu-a sábado no holandês "Handelsblad", a propósito da forma como o governo holandês olha para a solidariedade europeia.